domingo, 14 de fevereiro de 2010

O filme


Personagens principais:Roberto Benigni - Guido Orefie; Nicoletta Braschi - Dora; Giorgio Cantarini - Giosué; Giustino Durano - Tio de Guido; Sergio Bini Bustric - Ferruccio; Marisa Paredes - mãe de Dora; Horst Buchholz - dr. Lessing; Amerigo - Rodolfo; Pietro De Silva - Bartolomeo; Francesco Guzzo - Vottorino.
Espaço da acção:Um campo de concentração.

Resumo do filme:
Um pai amoroso que consegue fazer seu filho acreditar que ambos estão participando de um jogo, sem que o menino perceba o horror no qual ambos estão inseridos.
O filme inicia com a luta de Guido para conquistar sua princesa, Dora. Pode não parecer relevante, mas é justamente o estabelecimento do vínculo amoroso familiar, que vai confrontar com as cenas dramáticas a seguir. Um dia pai e filho são levados para um campo de concentração nazista Neste momento inicia-se todo o empenho de Guido, usando a sua imaginação com o intuito de proteger seu filho (de seis anos) do terror e da violência da guerra. Descobre Dora no mesmo campo de concentração e faz o humanamente possível para protegê-la também.
O filme mostra a fantástica saga do livreiro Guido Orefice e de como ele conseguiu, por meio da imaginação e da fantasia, transformar os horrores da rotina de um campo de concentração nazista em regras de uma gincana, para omitir a verdade de seu filho e assim protegê-lo. conquistou crítica e público com seu espírito leve, porém crítico, e a coragem de fazer uma comédia para falar do que foi o maior drama do século 20: o Holocausto.
Guido chama as ações nos campos de concentração de gincana onde os judeus que seguirem as regras, que são: - esconderem-se, manterem-se em silêncio e não pedirem por comida - ganham pontos e concorrem a um tanque de guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário